Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do exercício do trato vocal semiocluído em canudo comercial na voz do professor

RESUMO

Objetivo:

verificar os efeitos do exercício de fonação em canudo comercial na voz de professores.

Métodos:

estudo de intervenção, com grupo único de professores, cego ao avaliador. Os participantes foram solicitados a executar o exercício de fonação em canudo imerso a uma garrafa com água no início do turno de trabalho, por quatro semanas consecutivas. Utilizou-se o parâmetro “grau global de severidade” do protocolo Consenso da avaliação perceptivoauditiva da voz (CAPE-V) para a avaliação perceptivoauditiva, o protocolo de autoavaliação índice de triagem de distúrbios de voz (ITDV) e os efeitos vocais autorreferidos na comparação entre os momentos pré e pós-intervenção.

Resultados:

a média de idade dos professores foi de 45,28 (± 8,48) anos, variando entre 30 e 58 anos, sendo composta, na sua maioria, pelo sexo feminino (79,3%). A frequência de alteração vocal autorreferida foi 58,6%. Houve decréscimo na média dos escores do CAPE-V e do ITDV na comparação antes e após a intervenção com significância estatística (p<0,05). Na pós-intervenção os efeitos autorreferidos ocorridos mais frequentes foram “melhora na voz”, “menor cansaço” (ambos com 37,9%).

Conclusão:

o exercício com canudo comercial promoveu melhora na voz dos professores e efeitos benéficos autorreferidos e pode ser utilizado como medida protetora.

Descritores:
Docentes; Voz; Treinamento da Voz; Saúde do Trabalhador; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br