RESUMO
Objetivo:
comparar a opinião de pais e de professores de escolares com transtornos de aprendizagem em habilidades de função executiva.
Métodos:
estudo de coorte transversal. Participaram deste estudo 39 escolares com diagnóstico interdisciplinar de transtornos de aprendizagem, de ambos os sexos, com faixa etária entre 8 anos e 11 anos e 11 meses, do 3º ao 5º ano do Ensino Público Fundamental I. Como procedimento foi utilizado o Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF), composto de dois questionários, sendo um para o preenchimento pelos pais e um para professores, visando à caracterização de aspectos comportamentais da função executiva em ambientes escolar e em casa.
Resultados:
os resultados foram analisados estatisticamente utilizando testes não paramétricos. Foi possível observar diferença significativa entre as respostas preenchidas pelos pais dos escolares em relação à escala de organização. Na comparação entre os questionários preenchidos pelos pais e pelos professores houve diferença significativa para as escalas de controle emocional, planejamento/organização, organização de materiais e monitoramento.
Conclusão:
houve diferentes percepções do comprometimento das funções executivas para os pais e para os professores dos escolares com transtornos de aprendizagem. As dificuldades foram indicadas predominantemente pelos pais comparativamente aos professores.
Descritores:
Função Executiva; Transtornos de Aprendizagem; Aprendizagem