Acessibilidade / Reportar erro

Estudo sobre a modificação da viscosidade do leite humano e da fórmula para lactentes com disfagia

RESUMO

Objetivo:

analisar o leite humano e a fórmula láctea infantil com a viscosidade modificada.

Métodos:

foram realizados três estudos considerando a viscosidade e efeito do tempo na fórmula nas concentrações 2, 3 e 5% e no leite humano cru e pasteurizado nas concentrações 2, 3, 5 e 7% na temperatura de 37ºC pelo tempo de 60 minutos. O cereal de arroz foi utilizado como agente espessante. A viscosidade foi avaliada pelo viscosímetro do tipo Copo Ford e as amostras analisadas em quatro intervalos de tempo. Diferenças significativas foram avaliadas por meio do teste da Anova.

Resultados:

não foram observadas diferenças significativas da viscosidade em relação ao tempo para as concentrações de 2, 3 e 5%. Observou-se diferença na viscosidade entre leite humano e fórmula nas concentrações de 2% e 5%, 2% e 7%, 3% e 5%, e 3% e 7%, independente dos intervalos de tempo considerados.

Conclusão:

o estudo aponta para a necessidade de diferentes concentrações para leite humano e formula. O cereal de arroz apresenta-se como opção terapêutica adequada para os recém-nascidos com disfagia nas concentrações de 2, 3, 5 e 7% pelo seu efeito na viscosidade e redução do fluxo, desde que se observe o tempo de mamada.

Descritores:
Leite Humano; Espessantes; Disfagia; Transtornos de Deglutição; Viscosidade

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br