Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre aspectos de satisfação e o trabalho de fonoaudiólogos de uma rede de saúde auditiva

RESUMO

Objetivo:

correlacionar aspectos envolvidos na satisfação de fonoaudiólogos com o trabalho na Rede de Atenção à Saúde Auditiva, tendo como referência política de recursos humanos, assistência prestada e relações comunicativas.

Métodos:

estudo observacional analítico transversal, composto por 27 fonoaudiólogos da Rede de Atenção à Saúde Auditiva. Como instrumento de coleta foi utilizado questionário estruturado, aplicado sob a forma de entrevista. Foi realizada análise descritiva da distribuição de frequência de todas as variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão das variáveis contínuas. Para a análise de correlação utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman.

Resultados:

as análises revelaram correlação positiva com significância estatística de magnitude moderada entre os seguintes itens: “política de recursos humanos” com “política salarial”, “perspectiva de atuação” e “comunicação”; “atividades desenvolvidas” com “espaço físico”, “política salarial”, “perspectiva de atuação” e “rotina de trabalho”; “agenda” com “espaço físico” e “rotina de trabalho”.

Conclusão:

o presente estudo permitiu verificar a influência da política de recursos humanos, da assistência prestada e das relações comunicativas na satisfação com o emprego de fonoaudiólogos de uma Rede de Saúde Auditiva. Além disso, apresentou avanços ao analisar uma Rede pouco abordada.

Descritores:
Fonoaudiologia; Sistema Único de Saúde; Satisfação no Emprego; Recursos Humanos; Comunicação

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br