Acessibilidade / Reportar erro

Habilidades auditivas, de linguagem, motoras e sociais no desenvolvimento infantil: uma proposta de triagem

RESUMO

Objetivo:

analisar as habilidades auditivas, de linguagem, motoras e sociais de crianças e propor uma triagem do desenvolvimento infantil.

Métodos:

participaram 129 pré-escolares, de ambos os sexos, com idades entre três e seis anos, matriculadas em instituições de educação infantil e 25 educadores do ensino infantil oriundos de instituições públicas e particulares. Todas as crianças com curvas timpanométricas tipo A e presença de reflexos acústicos. Nas crianças, aplicou-se o teste de desenvolvimento neuropsicomotor, Denver II, e a avaliação da localização sonora e da ordenação temporal de três sons verbais e não verbais. Com as educadoras, foi aplicado a Escala SAB.

Resultados:

verificou-se que a grande maioria dos participantes com SAB normal apresentaram habilidades auditivas ou Denver II normal; enquanto no grupo de SAB alterado, grande parte dos participantes apresentou alteração no Denver II ou nos testes de habilidades auditivas. Foi constatado, ainda, que parte das crianças com Denver II normal foram apontados, pelos educadores, como com comportamento inadequado no SAB.

Conclusão:

a combinação entre os achados do Denver II, de testes auditivos de localização sonora e ordenação temporal e a Escala SAB são úteis na caracterização do desenvolvimento infantil, assim, recomenda-se o uso dos três instrumentos como triagem.

Descritores:
Saúde Escolar; Fonoaudiologia; Percepção Auditiva; Desenvolvimento Infantil; Triagem

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br