SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Efeito imediato do atraso da retroalimentação auditiva nas disfluências típicas da gagueiraEfeitos de um programa de reabilitação vestibular em trabalhadores no ambiente de trabalho: estudo piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista CEFAC

versão impressa ISSN 1516-1846versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

QUEIROZ, Ítala da Piedade et al. Validação do protocolo de avaliação neurofuncional para Comunicação Alternativa e Ampliada. Rev. CEFAC [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.291-303. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201820318017.

Objetivo:

validar o protocolo de avaliação neurofuncional para Comunicação Alternativa e Ampliada.

Métodos:

o estudo foi realizado em quatro fases: construção do instrumento, revisão de literatura e validação clínica e avaliação do protocolo por especialistas na área a partir de um questionário interativo que circulou repetidas vezes por um grupo de especialistas até que a resposta da última rodada foi considerada de nível satisfatório de concordância, além disso, foram realizadas avaliações clínicas mediante aplicação do protocolo em crianças e adolescentes com deficiência motora em um ensaio clínico.

Resultados:

a análise estatística da aplicação do protocolo no setting terapêutico tem os índices Kappa para cada observador com média geral de 0,436 (concordância moderada), além do consenso entre especialistas na avaliação de conteúdo.

Conclusão:

a concordância entre os aplicadores e especialistas e a aplicação clínica seguindo o protocolo desenvolvido permitiu a escolha e implementação de um recurso de comunicação alternativa mais apropriado às características neuromusculares do paciente, proporcionando acesso de baixo custo, bem como permitiu identificar rapidamente as habilidades motoras que possibilitaram a intervenção fonoaudiológica.

Palavras-chave : Comunicação; Pessoas com Deficiência; Estudos de Validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )