SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Validation of the neurofunctional evaluation protocol for Alternative and Augmentative CommunicationTherapeutic approaches for deaf children at intervention centers in Chile’s metropolitan region: access to health and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

LONGO, Isadora Altero et al. Efeitos de um programa de reabilitação vestibular em trabalhadores no ambiente de trabalho: estudo piloto. Rev. CEFAC [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.304-312. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201820320117.

Objetivo:verificar o efeito de um programa de reabilitação vestibular em trabalhadores com tonturas da Divisão de Nutrição e Dietética de um Hospital Universitário.

Métodos:

participaram 13 trabalhadores, um do sexo masculino e 12 do feminino, com idades entre 42 e 65 anos. Todos foram avaliados pré e pós programa de reabilitação vestibular por meio do Dizziness Handicap Inventory, Índice de Capacidade para o Trabalho e Escala Visual Analógica. O programa foi realizado em grupos no local de trabalho. Na análise estatística foram utilizados o teste análise de variância para um fator pareado e o Qui-quadrado.

Resultados:

na comparação pré e pós reabilitação vestibular foram verificadas diferenças significantes na pontuação do Dizziness Handicap Inventory e da Escala Visual Analógica. Na análise qualitativa do Índice de Capacidade para o Trabalho observou-se aumento do número de trabalhadores que passaram a considerar melhor sua capacidade para o trabalho.

Conclusão:

a reabilitação vestibular realizada em grupos e no próprio ambiente de trabalho mostrou-se efetiva para a melhora na queixa de tontura nos trabalhadores da Divisão de Nutrição e Dietética. Acredita-se que a experiência positiva deste programa possa ser estendida para outros setores.

Keywords : Trabalho; Trabalhadores; Tontura; Reabilitação; Qualidade de Vida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )