SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Identificação de fatores de risco em bebês participantes de um programa de Follow-upFonoaudiologia na Atenção Básica no Brasil: análise da oferta e estimativa do déficit, 2005-2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista CEFAC

versão impressa ISSN 1516-1846versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

MENEZES, Erica Lima Costa de; SCHERER, Magda Duarte dos Anjos  e  RAMOS, Flávia Regina Souza. Influência do trabalho multiprofissional na produção do cuidado e acesso na atenção primária à saúde. Rev. CEFAC [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.342-352. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201820319017.

Objetivo:

analisar de que maneira o trabalho de quatro equipes de saúde da família, nas regiões Centro-oeste e Sul, influencia a capacidade dos serviços em assegurar acesso.

Métodos:

trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa.

Resultados:

os resultados foram sistematizados em nove elementos, a saber: (I) formação/domínio das normas; (II) experiência; (III) afinidade dos profissionais com determinado tema, agravo ou grupo de pessoas; (IV) satisfação profissional; (V) carga de trabalho; (VI) gestão e organização do processo de trabalho (VII) trabalho em equipe; (VIII) ações realizadas com a participação da comunidade e; (IX) respeito a autonomia das pessoas e aos diferentes saberes e culturas.

Conclusão:

os elementos identificados se relacionam às questões individuais, de organização do serviço e da relação e participação da comunidade nas ações da unidade. Os mesmos são inter-relacionados e devem ser considerados tanto na formação dos novos trabalhadores de saúde quanto na formulação das políticas públicas.

Palavras-chave : Acesso aos Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )