SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Perfil de participação em atividades vocais e estratégias de enfrentamento da disfonia em pacientes com câncer de laringe tratados com radioterapiaEstudos clínicos de intervenção em motricidade orofacial: análise metodológica de investigações brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista CEFAC

versão impressa ISSN 1516-1846versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

DANTAS, Roberto Oliveira  e  OLIVEIRA, Luciana. Influência do modelo da seringa nos resultados do teste de fluxo para líquidos proposto pela International Dysphagia Diet Standardisation Initiative. Rev. CEFAC [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.382-387. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620182031818.

Objetivo:

investigar se duas seringas diferentes provocam resultados diferentes do teste de avaliação da consistência de líquidos proposto pela International Dysphagia Diet Standardisation Initiative (IDDSI flowtest).

Métodos:

foram comparadas duas seringas de 10 ml (Bencton e Dickinson, fabricada nos Estados Unidos, e Saldanha Rodrigues, fabricada no Brasil). Foi medido, imediatamente após o preparo, eapós 8 horas e 24 horas, o fluxo de água com espessante alimentar (maltodextrin, goma xantana e cloreto de potássio) em três concentrações, e sulfato de bário em três concentrações.

Resultados:

o fluxo foi maior com a seringa Bencton e Dickinson, para a água e sulfato de bário, com discordâncias na classificação descritas pela International Dysphagia Diet Standardisation Initiative.

Conclusão:

na avaliação da consistência de líquidos pelo método descrito pela International Dysphagia Diet Standardisation Initiative deve ser seguida a orientação preconizada pelo grupo, tendo como instrumento a seringa Bencton e Dickinson.

Palavras-chave : Transtornos da Deglutição; Dieta; Deglutição; Viscosidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )