SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Influência do modelo da seringa nos resultados do teste de fluxo para líquidos proposto pela International Dysphagia Diet Standardisation InitiativeHiperplasia do processo coronóide da mandíbula: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista CEFAC

versão impressa ISSN 1516-1846versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

TOMAZ-MORAIS, James et al. Estudos clínicos de intervenção em motricidade orofacial: análise metodológica de investigações brasileiras. Rev. CEFAC [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.388-399. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620182032318.

Objetivo:

objetivou-se avaliar a qualidade metodológica dos ensaios clínicos publicados em periódicos brasileiros.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa bibliográfica sistemática. Participaram quatro pesquisadores independentes treinados que realizaram um levantamento dos últimos 10 anos em todos os periódicos nacionais da área da Fonoaudiologia, ativos ou inativos. Para tanto, foram selecionados todos os volumes desse período de tempo e cada pesquisador realizou análise individual a fim de identificar estudos que tinham o principal objeto de estudo enquadrado na Motricidade Orofacial. Foram utilizados os seguintes instrumentos Downs and Black Quality Checklist e escala de Jadad.

Resultados:

após a seleção e categorização dos estudos, a amostra final desta pesquisa foi composta por 6 artigos classificados como ensaios clínicos. Dentre as limitações metodológicas observadas destacam-se a ausência de plano amostral, randomização e cegamento. Identificou-se uma média de 16,3 pontos para o Downs and Black Quality Checklist e 2,3 para escala de Jadad.

Conclusão:

conclui-se que a literatura brasileira é escassa de ensaios clínicos controlados randomizados na área de motricidade orofacial, sugerindo ampliação e qualificação das investigações que adotam esse delineamento de pesquisa, promovendo, dessa forma, uma prática clínica baseada em evidência científica.

Palavras-chave : Prática Clínica Baseada em Evidências; Literatura de Revisão como Assunto; Terapia Miofuncional; Metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )