Acessibilidade / Reportar erro

Limiar de dor, qualidade do sono e níveis de ansiedade em indivíduos com disfunção temporomandibular

RESUMO

Objetivo:

avaliar o limiar de dor, qualidade do sono e níveis de ansiedade em iindivíduos com diferentes tipos de disfunções temporomandibulares.

Métodos:

estudo controlado, observacional transversal. Foi utilizado o Research Diagnostic Criteria e os voluntários foram divididos em três grupos: Grupo A-disfunção muscular (n=15), Grupo B-disfunção articular (n=10) e Grupo C- controle (n=15). Foi utilizado o Pittsburg Sleep Quality Index (PSQI), Escala Visual Analógica da Dor (EVA), Algometria e Hospital Anxiety and Depression Scale - HADS). O nível de significância para todos os testes foi de 5%.

Resultados:

menor limiar de dor da musculatura mastigatória e cervical nos grupos A e B, mas quando comparados ao grupo controle só houve diferença estatística na algometria da musculatura mastigatória e do trapézio (p<0,05). Os grupos A e B apresentaram qualidade do sono pobre, mostrando diferença estatística com o grupo controle (p<0,05). Apenas os grupos A e B apresentaram ansiedade. Entre os grupos A e B não houve diferença estatística em relação ao limiar de dor, qualidade do sono e ansiedade.

Conclusão:

menores níveis de limiar de dor e redução da qualidade do sono e ansiedade ocorreram em indivíduos com Disfunção temporomandibular quando comparado aos sadios. Esses resultados independem do tipo de disfunção apresentada.

Descritores:
Transtorno da Articulação Temporomandibular; Dor; Sono; Ansiedade

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br