RESUMO
Objetivo:
analisar os facilitadores e as barreiras para o uso do Sistema de FM em escolares com deficiência auditiva.
Métodos:
estudo transversal, observacional e documental. Os dados dos prontuários e das respostas de 30 professores de crianças com deficiência auditiva a um questionário foram utilizados na análise estatística descritiva e inferencial. As perguntas relacionaram-se ao uso do Sistema de FM pela criança e ao preparo dos professores para utilizar o recurso.
Resultados:
das 30 crianças cujos professores responderam ao inquérito, apenas nove utilizavam o Sistema de FM em sala de aula. Fatores como a idade, escolaridade dos pais e sua participação na terapia fonoaudiológica, bem como o conhecimento do professor sobre o Sistema de FM e sua experiência com crianças com deficiência auditiva mostraram ser facilitadores ou barreiras para o uso do dispositivo, bem como o uso consistente dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASIs).
Conclusão:
o principal facilitador para o uso do Sistema de FM foi o conhecimento do professor sobre o mesmo. Considerando-se a importância do uso deste recurso para a inclusão da criança com deficiência auditiva, pesquisas multicêntricas são desejáveis para a determinação de protocolos de acompanhamento da adaptação e treinamento da comunidade escolar.
Descritores:
Perda Auditiva; Escolares; Inclusão Educacional; Auxiliares de Audição; Professores