Acessibilidade / Reportar erro

A Fonoaudiologia nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador no Brasil

RESUMO

Objetivo:

investigar a presença do fonoaudiólogo na equipe dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Brasil, sua distribuição e características de sua inserção e das ações desenvolvidas.

Métodos:

estudo epidemiológico descritivo que teve como unidades de observação todos os Cerest do País. Dados primários foram coletados por meio da aplicação de questionário ao coordenador do Cerest ou a um representante designado.

Resultados:

dos 199 Cerest elegíveis para a pesquisa, 158 participaram. Em 2014, 48,1% dos Cerest tinham fonoaudiólogo na equipe, em maior proporção no Sudeste e menor no Norte do País. Quando presente, o vínculo de servidor estatutário foi o mais comum. Ações de vigilância em geral, assim como as específicas para perda auditiva induzida por ruído e distúrbios de voz relacionados ao trabalho, foram referidas por aproximadamente 75% dos Cerest com fonoaudiólogo. Mas em 7,9% dessas unidades, o fonoaudiólogo se dedicava exclusivamente ao atendimento clínico.

Conclusão:

o presente estudo descreve e problematiza a incipiente inserção do fonoaudiólogo nos Cerest, contribui com evidências que indicam desigualdades regionais e revela que, apesar da sua atuação geralmente incluir ações de vigilância em saúde, ainda há unidades onde o fonoaudiólogo se dedica apenas à assistência especializada.

Descritores:
Fonoaudiologia; Saúde do Trabalhador; Vigilância em Saúde Pública

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br