SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue6Perception of elderly singers on the promotion of vocal healthVoice and swallowing implications in patients with tumors in their mediastinum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

FERNANDES, Fernanda de Souza et al. Representações sociais dos profissionais de saúde sobre a terminalidade infantojuvenil. Rev. CEFAC [online]. 2018, vol.20, n.6, pp.742-752. ISSN 1982-0216.  https://doi.org/10.1590/1982-021620182062618.

Objetivo:

compreender as representações sociais dos profissionais de saúde sobre a terminalidade infantojuvenil.

Métodos:

trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório descritivo, realizado com 10 profissionais de saúde, selecionados mediante a técnica de coleta de dados de amostragem em rede. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e associação livre de palavras. A análise dos dados seguiu os passos da análise de conteúdo, sendo subsidiada pela teoria das representações sociais, com auxílio do software Atlas.ti.

Resultados:

a análise das entrevistas apresentou 115 trechos de narrativas, condensados em 11 códigos os quais foram agrupados em 3 categorias: experiências, estratégias e consequências do convívio com a terminalidade; missão e amorosidade em situação terminal; terminalidade como término da vida. A associação livre de palavras resultou em 52 evocações com destaque para sofrimento, dor, amor missão e família.

Conclusão:

as representações sociais dos profissionais de saúde sobre a terminalidade infantojuvenil estão associadas às experiências das situações vivenciadas; as estratégias desenvolvidas para enfrentamento desses momentos no exercício da profissão; e, as consequências que esta vivência oportuniza aos profissionais de saúde.

Keywords : Cuidados Paliativos; Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida; Doente Terminal; Cuidado da Criança; Integralidade em Saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )