Acessibilidade / Reportar erro

Esforço auditivo e capacidade de memória operacional em deficientes auditivos: revisão integrativa de literatura

RESUMO

Objetivo:

revisar a literatura sobre os métodos comportamentais de avaliação do esforço auditivo e a capacidade de memória operacional recomendados para deficientes auditivos.

Métodos:

foi desenvolvida por meio da busca de artigos em periódicos nacionais e internacionais, em inglês e português, disponíveis na Pubmed/Medline, biblioteca Cochrane, Biblioteca Virtual em Saúde - Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, entre 2007 e 2017. Os artigos foram selecionados a partir do cumprimento dos critérios de inclusão: artigos que empregassem métodos comportamentais, para a avaliação do esforço auditivo em adultos deficientes auditivos, que envolvesse a mensuração da memória operacional e sua relação com o esforço auditivo, publicados nos últimos 10 anos.

Resultados:

foram revisados 12 artigos no qual as medidas comportamentais foram empregadas para a mensuração do esforço auditivo e da capacidade de memória operacional em deficientes auditivos. Os principais achados dos artigos revisados se referem ao objetivo(s) da pesquisa, participantes, método comportamental empregado constituído por uma tarefa primária (percepção de fala) e uma tarefa secundária (memorização) e, resultados.

Conclusão:

os achados permitem inferir que este paradigma é sensível para mensurar o esforço auditivo, considerando os diferentes instrumentos empregados e população avaliada.

Descritores:
Perda Auditiva; Memória; Percepção Auditiva; Cognição

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br