SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Conhecimento e experiência de profissionais das Equipes de Saúde da Família no atendimento a pessoas surdasPercepção de alunos de graduação em fonoaudiologia sobre o atendimento fonoaudiológico na área da surdez índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista CEFAC

versão impressa ISSN 1516-1846versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

COSTA, Lidiéli Dalla; SANTOS, Sinéia Neujahr dos  e  COSTA, Maristela Julio. Perda auditiva unilateral e o uso de prótese auditiva: reconhecimento de fala, benefício, autopercepção do desempenho funcional e satisfação. Rev. CEFAC [online]. 2019, vol.21, n.1, e13918.  Epub 11-Fev-2019. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/201921113918.

Objetivo:

investigar o reconhecimento de fala no silêncio e no ruído de sujeitos com perda auditiva unilateral, sem e com prótese auditiva, e analisar o benefício, autopercepção do desempenho funcional, satisfação e o uso de prótese auditiva nestes sujeitos.

Métodos:

foram avaliados 11 adultos, com perda auditiva unilateral, do tipo mista ou neurossensorial, de graus leve a severo. O reconhecimento de fala foi avaliado por meio do teste Listas de Sentenças em Português Brasileiro; o desempenho funcional da audição foi avaliado por meio do questionário Speech Spatial and Qualities of Hearing Scale; a satisfação por meio do Satisfaction with Amplification in Daily Life, ambos em português brasileiro; e para avaliação do uso da prótese auditiva foi analisado o relato do paciente.

Resultados:

a adaptação de prótese auditiva proporcionou benefício no reconhecimento de fala em todas as posições avaliadas, no silêncio e no ruído. Os sujeitos não referiram grandes limitações nas atividades de comunicação com a utilização da prótese auditiva. Demonstraram-se satisfeitos com o uso da amplificação sonora. A maioria dos sujeitos não faz uso efetivo da prótese auditiva. A descontinuidade do uso pode ser justificada pela dificuldade de perceber a restrição de participação causada pela perda auditiva, assim como o benefício da prótese, além da preocupação com os custos com as pilhas e aspectos estéticos.

Conclusão:

apesar de apresentarem benefício no reconhecimento de fala, no silêncio e no ruído e satisfação com a amplificação sonora, a maioria dos sujeitos com perda auditiva unilateral não faz uso efetivo da prótese auditiva.

Palavras-chave : Perda Auditiva Unilateral; Auxiliares de Audição; Percepção da Fala; Questionários..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )