Acessibilidade / Reportar erro

Triagem do sistema estomatognático em pré-escolares e sua importância para a elaboração de um programa interventivo em saúde

RESUMO

Objetivo:

descrever os resultados obtidos na triagem do sistema estomatognático aplicada em pré-escolares das redes pública e particular de ensino.

Métodos:

estudo observacional, transversal, que de forma aleatória selecionou quatro pré-escolas da Diretoria Regional de Educação, sendo sorteados dois municípios e eleitas as instituições localizadas no Centro. Após apresentação da proposta aos interessados e o consentimento para sua realização, a triagem foi aplicada, envolvendo as estruturas da face, o tônus, os dentes, a oclusão, a mobilidade, a fala, a respiração, a mastigação e a deglutição, por meio de protocolo testado e padronizado, de forma sintetizada. Os resultados foram submetidos à análise estatística (descritiva e teste Qui-Quadrado), com valor de significância de 5%.

Resultados:

218 pré-escolares, entre dois e seis anos, sendo que a maioria dos participantes apresentou normalidade dos aspectos triados, porém, ao serem comparados os resultados entre as instituições, houve diferenças significativas para: simetria facial, a fala, a deglutição (para os alunos das escolas públicas), os aspectos estruturais e o tônus (escolas particulares).

Conclusão:

os resultados obtidos permitiram o planejamento diferenciado de ações promotoras de saúde e preventivas dos distúrbios miofuncionais orofaciais para pré-escolares de redes institucionais distintas, determinando a importância de levantamentos epidemiológicos em espaços promotores de saúde.

Descritores:
Fonoaudiologia; Atenção Primária em Saúde; Sistema Estomatognático

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br