Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre tontura e dificuldade de aprendizagem em escolares: uma revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

verificar o nível de evidência científica da relação entre a tontura e a aprendizagem em crianças.

Métodos:

a pesquisa foi realizada a partir dos seguintes descritores: “dizziness”, “vertigo”, “child”, “learning”, “spelling”, “learning skills”, “academic skills”, “reading” e seus correspondentes em língua portuguesa entre as bases de dados: PubMed, Scielo, LILACS e PsychINFO. Consideraram-se os seguintes critérios de seleção: ser um estudo observacional que apontasse a relação entre tontura e aprendizagem em crianças, estar entre o período de 2007 a 2017. Desses artigos, foram excluídos os estudos que não permitiam o acesso ao texto completo e com amostras de sujeitos portadores de alterações motoras, auditivas, cognitivas.

Resultados:

a busca resultou em 315 artigos. Após as etapas de seleção, três dos artigos atenderam aos critérios de elegibilidade estabelecidos. Esses foram classificados com scores entre 2 e 3 de acordo com a Escala de Newcastle-Ottawa Modificada e como IIb segundo os níveis de evidências e indicadores de qualidade empregados pela American Speech-Language Hearing Association.

Conclusão:

verificou-se um baixo nível de evidência científica acerca da relação entre tontura e aprendizagem em crianças. Destaca-se a importância de metodologias bem definidas para a compreensão desta relação, propiciando o melhor delineamento preventivo, avaliativo e interventivo.

Descritores:
Equilíbrio Postural; Vertigem; Desenvolvimento Infantil; Tontura; Dificuldades de Aprendizagem; Criança

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br