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Desempenho pré e pós intervenção fonológica de escolares do 2° ano público e privado

RESUMO

Objetivo:

comparar o desempenho pré e pós intervenção fonológica de escolares do 2° ano do ensino público e privado, com e sem dificuldades de aprendizagem.

Método

s:participaram deste estudo 30 escolares do 2° ano do ensino fundamental, público e privado, distribuídos em: GI, GII e GIII, composto por 15 escolares do ensino público, submetidos à pré e pós testagem e intervenção fonológica; e GIV, GV e GVI, composto por 15 escolares do ensino privado, submetidos à pré e pós testagem e intervenção fonológica. Em situação de pré e pós testagem foi realizada aplicação do Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo Linguística adaptado. O processo de intervenção envolveu tarefas fonológicas de relação letra/som, análise, síntese e manipulação de fonemas e sílabas.

Resultados:

houve melhor desempenho, com diferença estatisticamente significante, para os escolares submetidos ao programa de intervenção fonológica do ensino público e privado, em todas as habilidades analisadas.

Conclusão:

a intervenção foi eficaz em ambos os âmbitos, no entanto, os escolares de ensino privado apresentaram desempenho superior em maior número de habilidades em comparação aos escolares de ensino público, sugerindo a influência da intervenção associada aos estímulos ofertados no processo de escolarização.

Descritores:
Linguagem Infantil; Aprendizagem; Intervenção; Leitura; Criança

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