SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The performance of elementary public and private school students pre and post phonological interventionQuantitative evaluation of tongue pressure in children with oral breathing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

ESCOSSIO, Anna Luiza et al. Acurácia do teste de contagem em uma única respiração para determinar a capacidade vital lenta em pacientes hospitalizados. Rev. CEFAC [online]. 2019, vol.21, n.2, e2119.  Epub Apr 29, 2019. ISSN 1516-1846.  https://doi.org/10.1590/1982-0216/20192122119.

Objetivo:

identificar a acurácia do teste de contagem em uma única respiração para determinar a capacidade vital lenta em pacientes hospitalizados e avaliar sua repetibilidade entre o mesmo examinador.

Métodos:

estudo de diagnóstico em que a escolha das técnicas foi aleatoriamente atribuída. A área sob a curva (característica de operação do receptor) foi calculada a partir da capacidade vital lenta (20ml/kg) para avaliar as melhores características psicométricas do teste de contagem em uma única respiração para este ponto de corte. A repetibilidade observada pelo mesmo examinador foi avaliada usando o coeficiente de correlação intraclasse.

Resultados:

foram analisados (característica de operação do receptor/capacidade vital lenta=20ml/Kg), foi encontrado o valor de 21 em teste de contagem em uma única respiração com uma sensibilidade de 94,44% e especificidade de 76,62% (área abaixo da curva=0,93, p<0,005). O valor do coeficiente de correlação intraclasse para o teste de contagem foi 0,976 com p>0,005.

Conclusão:

o teste de contagem em uma única respiração foi uma técnica válida, repetitiva e pode ser uma importante opção de rastreamento para avaliação da função pulmonar na ausência de equipamentos específicos. Essa técnica abre perspectivas no que se refere à substituição da medição da capacidade vital lenta em hospitais que não possuem equipamento espirométrico ou em pacientes que apresentam uma doença contagiosa com risco de contaminação e propagação de doença de um paciente para outro.

Keywords : Espirometria; Pneumopatias; Capacidade Vital; Fonação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )