Acessibilidade / Reportar erro

Características acústicas da voz em diferentes ciclos da vida: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

realizar revisão integrativa da literatura sobre as características acústicas da produção da voz saudável, da infância à terceira idade.

Métodos:

foi realizado levantamento bibliográfico nas bases de dados Pubmed, Scielo, Medline e Lilacs, nos últimos dez anos. Foram encontrados 19 estudos que atenderam aos critérios propostos e investigaram as medidas acústicas: F0 (Frequência Fundamental), jitter, shimmer e/ou medidas de ruído, em homens e mulheres, com vozes normais, em diferentes fases da vida.

Resultados:

a análise mostrou que F0 é o parâmetro acústico que mais sofre mudanças com o crescimento e o envelhecimento da população, apresentando queda gradativa de seus valores da infância à velhice, na população feminina, enquanto que em homens, a redução acontece até a fase adulta. Jitter, shimmer e ruído permanecem estáveis durante a fase infantil e adulta, enquanto shimmer e medidas de ruído aumentam na terceira idade. Na literatura, não há consenso a respeito do aumento da medida de jitter na população idosa.

Conclusão:

da infância à terceira idade, em ambos os sexos, ocorrem mudanças vocais que são refletidas principalmente pela F0. Há escassez de informações acústicas derivadas de uma determinada população com ampla faixa etária, utilizando uma mesma metodologia. As informações deste estudo podem orientar futuras investigações que buscarão compreender as mudanças naturais ocorridas na voz humana e, também, guiar a prática clínica.

Descritores:
Voz; Acústica; Criança; Adolescente; Adulto; Idoso

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br