RESUMO
Objetivo:
avaliar a eficácia de uso de diferentes dispositivos de entrada para o acesso ao computador por crianças e adolescentes com paralisia cerebral e verificar a relação do desempenho com a idade e o nível de classificação motora.
Métodos:
participaram do estudo 14 crianças e adolescentes com paralisia cerebral, com idade entre 6 e 14 anos, com níveis na Gross Motor Function Classification System (GMFCS) e na Manual Ability Classification System (MACS) de I a V. Foi verificado o desempenho dos participantes durante o uso de tela sensível ao toque, mouse convencional e mouse ocular, para realizar tarefas específicas com os softwares: o Discrete Aiming Task 2.0, o Tracking Task 2.0 e o Single Switch Performance Test (SSPT) 1.0 Foram analisadas as variáveis: tempo de resposta; frequência de erros; tempo médio para acionamento dos dispositivos de entrada, relação entre satisfação com os dispositivos de entrada e o nível de habilidade motora.
Resultados:
indicaram diferenças significantes no tempo de resposta; na frequência de erros; e no tempo médio para acionamento dependendo do dispositivo de entrada usado, e haver correlação entre o nível de habilidade motora e a satisfação de uso do dispositivo e entre o nível de habilidade manual e a satisfação com o mouse.
Conclusão:
o mouse ocular e a tela sensível ao toque foram os dispositivos mais eficazes durante a execução das tarefas no computador pelos participantes do estudo.
Descritores:
Paralisia Cerebral; Equipamentos de Autoajuda; Educação Especial; Tecnologia da Informação