Acessibilidade / Reportar erro

A influência da prematuridade no desenvolvimento das habilidades fonológicas

RESUMO

Objetivo:

verificar o uso dos processos fonológicos em crianças nascidas pré-termo.

Métodos:

a avaliação da Fonologia foi realizada por meio do ABFW - Teste de Linguagem Infantil, em 40 crianças, na faixa etária de dois a quatro anos, sendo 20 crianças nascidas pré-termo e 20 crianças nascidas a termo, pareadas conforme idade, sexo e nível socioeconômico. As crianças nascidas pré-termo foram avaliadas no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência - CEPRED; as crianças nascidas a termo foram selecionadas e avaliadas em uma creche municipal, na cidade de Salvador-BA. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes adotando o nível de significância menor que 0,05%.

Resultados:

na prova de Fonologia, o número de processos fonológicos produtivos não esperados para a idade cronológica foi estatisticamente significante no grupo pré-termo, destacando-se os processos de redução de sílaba, harmonia consonantal, posteriorização para velar e simplificação de líquida. A alta prevalência da simplificação de encontro consonantal e da simplificação de consoante final, apesar de ainda compatíveis com a idade cronológica, alerta para a necessidade do acompanhamento da aquisição da linguagem dessas crianças, após os quatro anos de idade.

Conclusão:

os resultados evidenciam a dificuldade encontrada pelas crianças nascidas pré-termo no desenvolvimento das habilidades fonológicas, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do monitoramento fonoaudiológico na aquisição da linguagem.

Descritores:
Recém-Nascido; Prematuro; Desenvolvimento da Linguagem; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br