SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Consciência fonológica em estudantes com baixa visão e em estudantes com visão normal: estudo comparativoInfluência do nível socioeconômico na habilidade auditiva de resolução temporal em adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista CEFAC

versão impressa ISSN 1516-1846versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

SOUZA, Ana Carla Filgueira de Souza e; CASAIS-E-SILVA, Luciana Lyra  e  SENA, Eduardo Pondé de. A influência da prematuridade no desenvolvimento das habilidades fonológicas. Rev. CEFAC [online]. 2019, vol.21, n.4, e13118.  Epub 28-Out-2019. ISSN 1982-0216.  https://doi.org/10.1590/1982-0216/201921413118.

Objetivo:

verificar o uso dos processos fonológicos em crianças nascidas pré-termo.

Métodos:

a avaliação da Fonologia foi realizada por meio do ABFW - Teste de Linguagem Infantil, em 40 crianças, na faixa etária de dois a quatro anos, sendo 20 crianças nascidas pré-termo e 20 crianças nascidas a termo, pareadas conforme idade, sexo e nível socioeconômico. As crianças nascidas pré-termo foram avaliadas no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência - CEPRED; as crianças nascidas a termo foram selecionadas e avaliadas em uma creche municipal, na cidade de Salvador-BA. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes adotando o nível de significância menor que 0,05%.

Resultados:

na prova de Fonologia, o número de processos fonológicos produtivos não esperados para a idade cronológica foi estatisticamente significante no grupo pré-termo, destacando-se os processos de redução de sílaba, harmonia consonantal, posteriorização para velar e simplificação de líquida. A alta prevalência da simplificação de encontro consonantal e da simplificação de consoante final, apesar de ainda compatíveis com a idade cronológica, alerta para a necessidade do acompanhamento da aquisição da linguagem dessas crianças, após os quatro anos de idade.

Conclusão:

os resultados evidenciam a dificuldade encontrada pelas crianças nascidas pré-termo no desenvolvimento das habilidades fonológicas, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do monitoramento fonoaudiológico na aquisição da linguagem.

Palavras-chave : Recém-Nascido; Prematuro; Desenvolvimento da Linguagem; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )