SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4Early intervention specialized services: eligibility and multiprofessional workVocal range profile in elderly women with and without voice symptom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

NOVAES, Carolina Bernardi; ZUANETTI, Patrícia Aparecida  and  FUKUDA, Marisa Tomoe Hebihara. Efeitos da intervenção em memória de trabalho em escolares com dificuldades de compreensão de leitura. Rev. CEFAC [online]. 2019, vol.21, n.4, e17918.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216/201921417918.

Objetivo:

investigar a eficácia de uma proposta de intervenção baseada em memória de trabalho para a compreensão leitora.

Métodos:

43 crianças divididas em dois grupos, segundo o desempenho destas em uma prova de compreensão leitora - G1: crianças com dificuldade em compreensão leitora; G2: sem dificuldades. Todas as crianças foram avaliadas em relação à leitura, escrita, compreensão leitora de frases e em memória de trabalho alça fonológica - MTAF (repetição de pseudopalavras e dígitos). Após avaliação as crianças do G1 participaram de um programa de intervenção (15 encontros) que estimulava a MTAF. Após a intervenção todas as crianças foram reavaliadas. Os resultados foram comparados intra e intergrupos, sendo aplicados testes estatísticos pertinentes, adotando o nível de significância menor que 0,05.

Resultados:

após o programa de intervenção as crianças do G1 apresentaram melhora significativa em todos os testes. Na análise intergrupos, no momento da avaliação, G1 era diferente do G2 em leitura, escrita e compreensão leitora. Na reavaliação, G1 se igualou ao G2 em leitura e se aproximou do G2 em escrita e compreensão leitora.

Conclusão:

o treinamento da MTAF trouxe benefícios para as crianças com dificuldades acadêmicas, portanto, essas estratégias poderiam ser utilizadas em sala de aula com o objetivo de promover a aprendizagem.

Keywords : Memória de Curto Prazo; Compreensão; Leitura; Linguagem; Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )