RESUMO
Objetivo:
investigar a eficácia de uma proposta de intervenção baseada em memória de trabalho para a compreensão leitora.
Métodos:
43 crianças divididas em dois grupos, segundo o desempenho destas em uma prova de compreensão leitora - G1: crianças com dificuldade em compreensão leitora; G2: sem dificuldades. Todas as crianças foram avaliadas em relação à leitura, escrita, compreensão leitora de frases e em memória de trabalho alça fonológica - MTAF (repetição de pseudopalavras e dígitos). Após avaliação as crianças do G1 participaram de um programa de intervenção (15 encontros) que estimulava a MTAF. Após a intervenção todas as crianças foram reavaliadas. Os resultados foram comparados intra e intergrupos, sendo aplicados testes estatísticos pertinentes, adotando o nível de significância menor que 0,05.
Resultados:
após o programa de intervenção as crianças do G1 apresentaram melhora significativa em todos os testes. Na análise intergrupos, no momento da avaliação, G1 era diferente do G2 em leitura, escrita e compreensão leitora. Na reavaliação, G1 se igualou ao G2 em leitura e se aproximou do G2 em escrita e compreensão leitora.
Conclusão:
o treinamento da MTAF trouxe benefícios para as crianças com dificuldades acadêmicas, portanto, essas estratégias poderiam ser utilizadas em sala de aula com o objetivo de promover a aprendizagem.
Descritores:
Memória de Curto Prazo; Compreensão; Leitura; Linguagem; Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem