RESUMO
Objetivo:
descrever os achados dos testes comportamentais do processamento auditivo em pacientes com perda auditiva antes e após a adaptação auditiva associada ao treinamento auditivo.
Métodos:
estudo descritivo analítico em que foram comparados os achados da avaliação do processamento auditivo em 22 pacientes, de 19 a 62 anos, com perda auditiva neurossensorial leve ou moderada. Testes utilizados: Localização Sonora; Masking Level Difference; Teste de Escuta Dicótica de Dissílabos Alternados; Teste de Padrão de Frequência Melódico, Teste de Padrão de Duração Melódico; Gaps In Noise; Fala com Ruído. Após os primeiros testes, os pacientes realizaram a adaptação auditiva e oito sessões de treinamento auditivo. Os testes foram refeitos após o período de dois meses.
Resultados:
houve predominância do gênero feminino e grau moderado de perda auditiva. Ao comparar as situações de avaliação inicial e final houve diferença estatisticamente significante (p<0,05) em todas as condições estudadas, com exceção dos testes Gaps In Noise e Masking Level Difference.
Conclusão:
os resultados comprovaram que o treinamento auditivo realizado em pacientes adultos usuários de aparelhos de amplificação sonora individual ocasionou melhora significante das habilidades do processamento auditivo, modificando o comportamento auditivo. A melhora dos resultados dos testes comportamentais do processamento auditivo nas situações inicial e final reflete melhora funcional auditiva.
Descritores:
Auxiliares de Audição; Audição; Perda Auditiva; Correção de Deficiência Auditiva; Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva