RESUMO
Objetivo:
empreender uma revisão integrativa referente à atuação fonoaudiológica na reabilitação vestibular com o uso de tecnologias, apresentando os tipos de tecnologias mais empregados, assim como a eficácia e os possíveis vieses.
Métodos:
foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS, Scopus e SciELO, usando a estratégia de busca dizziness OR postural balance AND vestibular rehabilitation. Foram incluídos estudos desenvolvidos por pelo menos um fonoaudiólogo e que apresentaram como objeto de estudo a reabilitação vestibular com o uso de tecnologias. O período de publicação determinado foi de 2008 a 2018. Na apreciação dos artigos encontrados, foi realizada uma análise quantitativa, caracterização dos estudos incluídos e avaliação do nível de evidência e dos resultados destes.
Resultados:
foram selecionados seis artigos, publicados entre 2013 e 2018. A maior parte dos estudos (n=4) utilizou versões do Nintendo Wii TM nas intervenções. Dentre os autores, nove eram fonoaudiólogos. Três estudos eram ensaios clínicos, dois eram estudos observacionais sem grupo controle e um era estudo de casos.
Conclusão:
a partir dos resultados, verificou-se que a Fonoaudiologia tem utilizado tecnologias nas intervenções de reabilitação vestibular. Entretanto, publicações referentes a esta modalidade de terapia são escassas e ainda carecem de evidências científicas robustas.
Descritores:
Tontura; Reabilitação; Realidade Virtual; Jogos de Vídeo