Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre a atividade elétrica da musculatura supra-hióidea e a pressão da língua durante a deglutição em idosos

RESUMO

Objetivo:

correlacionar a atividade elétrica da musculatura supra-hióidea e a pressão da língua durante a deglutição em idosos.

Métodos:

participaram deste estudo treze idosos entre 60 e 80 anos de idade. Foram submetidos a avaliação eletromiográfica e aferimento do nível pressórico da língua, durante a atividade de deglutição. Após a avaliação, foi verificada a relação entre a atividade da musculatura supra-hióidea e a pressão da língua durante a deglutição. Para captação do sinal elétrico, foi utilizada a eletromiografia e foram posicionados eletrodos na região submentual. Eles realizaram a deglutição de saliva e mantiveram a língua pressionada contra o palato por três segundos para registro da contração voluntária máxima, e deglutição de saliva e, depois, 50 ml de água para o registro eletromiográfico. A pressão da língua foi mensurada por meio do Iowa Oral Performance Instrument durante a deglutição de 10 ml de água. A deglutição foi realizada com bulbo posicionado entre o dorso da língua e o palato duro. A análise estatística foi realizada por meio do teste coeficiente de correlação de Spearman.

Resultados:

houve relação entre a atividade elétrica da musculatura supra-hióidea e a pressão da língua durante a deglutição de água (p= 0,093%), demonstrando um aumento no nível máximo de pressão da língua ao passo que a atividade elétrica aumentava, durante a deglutição.

Conclusão:

houve os valores de nível pressórico da língua e de atividade elétrica da musculatura supra-hióidea se relacionam na deglutição quando há presença de maior volume de líquido a ser deglutido.

Descritores:
Deglutição; Músculo; Pressão; Língua

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br