Acessibilidade / Reportar erro

Desafio do processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família

RESUMO

Objetivo:

analisar o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família no município de Caxias do Sul, RS, Brasil.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. O estudo foi realizado em quatro Estratégia Saúde da Família (ESF) e participaram 22 profissionais de saúde. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e analisados pela análise de conteúdo temática, com auxílio do software Atlas.ti.

Resultados:

foram organizados em três categorias: (1) Funções, realidade e idealização do trabalho na ESF, sendo a prevenção a saúde e as práticas curativistas apareceram como foco do processo de trabalho; (2) Elementos do trabalho na ESF, contemplou a finalidade do trabalho ligada à prevenção das doenças, os instrumentos vinculados as tecnologias duras e objeto de trabalho, relacionada as especificidades profissionais; e, (3) Desafios e perspectivas do trabalho na ESF, os quais enfatizam as fragilidades pela falta de profissionais e a necessidade de melhorias na gestão, bem como, o comprometimento e o trabalho em equipe como potencialidades.

Conclusão:

no processo de trabalho em saúde predominaram as ações profissionais preventivas com foco curativista, com desafios centrados no redirecionamento do processo de trabalho na lógica da Saúde da Família.

Descritores:
Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Fluxo de Trabalho

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br