RESUMO
Objetivo:
caracterizar o desenvolvimento neuropsicomotor e de linguagem de crianças encaminhadas para fonoaudiologia e fisioterapia do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Paranaguá-PR, Brasil.
Métodos:
36 crianças de 3-13 (7,9±2,3) anos foram avaliadas por meio de anamnese, avaliação fonológica por meio do álbum seriado e escala de desenvolvimento motor (EDM), e analisados pelo teste de correlação de Pearson bi-caudal.
Resultados:
69% não apresentavam diagnóstico clínico inicial, com encaminhamentos (83%) feitos pela escola, por suspeitas de dificuldades na linguagem (92%), as quais foram confirmadas, sendo evidenciados risco e atrasos psicomotores em 69% da amostra, com 78% das crianças com dificuldade de aprendizado e com idade motora geral média 16 meses inferior à idade cronológica. As áreas psicomotoras com piores escores para idade motora e quociente motor foram: organização temporal, esquema corporal e organização espacial. As dificuldades escolares foram relacionadas a atrasos na idade motora (p=0,03), com a classificação do perfil psicomotor pela EDM (p=0,01), com quociente motor geral (p=0,04) e com diagnóstico psicomotor (p=0,001).
Conclusão:
Conclui-se que existe uma demanda de crianças em risco e atrasos psicomotores, na maioria identificadas com atraso de linguagem, que apresentam, também, dificuldades em outras áreas, ratificando a necessidade de ações multi e interdisciplinares de profissionais de saúde, sendo, o NASF, uma opção para promoção de acompanhamento e intervenção.
Descritores:
Saúde da Família; Desenvolvimento Infantil; Linguagem Infantil; Desempenho Psicomotor; Práticas Interdisciplinares