RESUMO
Objetivo:
analisar, em crianças com diferentes modos respiratórios, o comportamento auditivo e o desempenho no Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS).
Métodos:
participaram 30 indivíduos, na faixa etária dos sete aos onze anos, sendo 11 do sexo masculino e 19 do sexo feminino. Os mesmos foram distribuídos nos grupos de respiradores nasais, orais e oronasais. Foi aplicado, aos responsáveis, o questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB) para caracterizar o seu comportamento auditivo. No THAAS foram analisados os seguintes padrões de erros: desatenção, decréscimo da vigilância, impulsividade e total de erros. Na análise inferencial foram utilizados os testes estatísticos Mann- Whitney, Qui quadrado e Kruskal-Wallis.
Resultados:
os indivíduos com modo respiratório oral e oronasal apresentaram mais queixas no questionário SAB em comparação aos respiradores nasais. Em relação ao THAAS, verificou-se que a faixa etária dos sete a oito anos foi a que teve pior desempenho no teste. Os grupos com respiração oral e oronasal tiveram mais erros, com diferença estatisticamente significante entre os grupos para o tipo de erro de desatenção e o total de erros.
Conclusão:
pode-se concluir que indivíduos com respiração oral e oronasal apresentaram mais queixas no comportamento auditivo e pior desempenho no THAAS, especialmente para a desatenção e no total de erros.
Descritores:
Percepção Auditiva; Respiração Bucal; Audição; Atenção; Testes Auditivos