SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.116 issue2Risk factors for protein-energy malnutrition in pre-school shantytown children in São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

FRAGOSO, Yara Dadalti et al. Management of primary headache in emergency services of Santos and surrounding towns. Sao Paulo Med. J. [online]. 1998, vol.116, n.2, pp. 1650-1653. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31801998000200002.

OBJETIVOS: Cefaléias primárias são freqüentemente vistas por clínicos de plantão em pronto-socorros. Os autores investigaram a abordagem terapêutica de pacientes com estas cefaléias por 43 médicos clínicos que há muitos anos trabalham em pronto-socorros na cidade de Santos e região vizinha. RESULTADOS: A alta prevalência de casos de cefaléia primária foi confirmada. Parece haver dificuldade no diagnóstico diferencial de enxaqueca (migrânea) e cefaléia do tipo tensional. Também foi observado que dipirona EV é o tratamento de escolha para os pacientes com cefaléia primária. Não há protocolo descrito na literatura que recomende o uso de dipirona EV para o tratamento de ataques de enxaqueca ou de outras cefaléias primárias. CONCLUSÕES: Seria aconselhável que estudos duplo cego controlados fossem feitos para avaliação das vantagens do uso de dipirona EV no tratamento das crises intensas de cefaléias primárias. Os autores concluem que cursos de reciclagem sobre clínica e terapêutica das cefaléias poderiam ser do interesse dos médicos clínicos que trabalham em pronto-socorro.

Keywords : Headache; Migraine; Emergency; Treatment.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English