SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.117 issue6Lymphocele: a possible relationship with acute cellular rejection in kidney transplantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

CARVALHO, Marcos Brasilino de et al. Perioperative frozen section examination in parotid gland tumors. Sao Paulo Med. J. [online]. 1999, vol.117, n.6, pp. 233-237. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31801999000600002.

CONTEXTO: O procedimento cirúrgico mínimo geralmente aceitável para a abordagem de tumores de parótida é a parotidectomia parcial com retirada do lobo superficial da glândula. Há uma impossibilidade de se ter o diagnóstico prévio histológico da lesão antes do procedimento cirúrgico, pois biópsias incisionais são contra-indicadas pela possibilidade de secção inadvertida de ramos do nervo facial e ressecção incompleta da lesão. Assim, a biópsia é comumente intracirúrgica. OBJETIVO: Comparar os resultados do exame anatomopatológico intra-operatório por congelação com os resultados do diagnóstico definitivo através do exame de parafina. TIPO DE ESTUDO: Estudo exato pela análise retrospectiva. LOCAL: Serviço de cirurgia de Cabeça e Pescoço do Complexo Hospitalar Heliópolis, São Paulo, Brasil. TESTE DIAGNÓSTICO: Exame anátomopatológico intra-operatório por congelação e exame por parafina. VARIÁVEIS ESTUDADAS: Sensibilidade e especificidade do exame por congelação. RESULTADOS: Ao exame por congelação, em 19 casos (12,4%) o diagnóstico foi de neoplasia maligna e em 128 (83,7%) o diagnóstico foi de tumor benigno. A sensibilidade para malignidade foi de 61,5% e a especificidade foi de 98%. Esses resultados são equivalentes aos referidos na literatura. Os resultados falso-positivos ou negativos não interferiram na conduta adotada pois, para a decisão do tratamento, foi considerado o conjunto de dados clínicos, achado cirúrgico e anátomo patológico. CONCLUSÕES: O exame por congelação para os tumores da glândula salivar, empregado isoladamente não é suficiente para decidir a melhor conduta, e sua interpretação deve ser feita correlacionando os achados clínicos e intra-operatórios, associados à experiência do cirurgião.

Keywords : Exame por congelação; Neoplasia de glândula salivar; Carcinoma de parótida.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English