SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.121 issue1beta-thalassemia intermedia in a Brazilian patient with - 101(C > T) and codon 39 (C > T) mutationsPregnancy and delivery in a patient with aortic prosthesis for Leriche syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

FRAGOSO, Yara Dadalti et al. Crying as a precipitating factor for migraine and tension-type headache. Sao Paulo Med. J. [online]. 2003, vol.121, n.1, pp. 31-33. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802003000100008.

CONTEXTO: Pouco relatado na literatura, o ato de chorar parece ser um importante fator precipitante de enxaqueca e cefaléia do tipo tensional na prática clínica diária. OBJETIVO: Avaliar o papel do choro como fator precipitante de enxaqueca e cefaléia do tipo tensional. TIPO DE ESTUDO: Avaliação prospectiva. PARTICIPANTES: 163 funcionários ou estudantes da Universidade Metropolitana de Santos que apresentavam cefaléia pelo menos uma vez por mês, por pelo menos um ano, sendo o diagnóstico enxaqueca ou cefaléia do tipo tensional. PROCEDIMENTOS: Entrevista usando questionário e avaliação individual. Detalhes dos fatores precipitantes das crises foram avaliados. RESULTADOS: Do grupo de 163 funcionários ou estudantes, 90 (55.2%) consideravam o choro como um potencial desencadeante de crises de cefaléia. Deste grupo de 90 pessoas, 62 apresentavam enxaqueca (6 homens e 56 mulheres) e 28 apresentavam cefaléia do tipo tensional (5 homens e 23 mulheres). Apenas estresse, ansiedade e período menstrual foram tão ou mais importantes que o choro como desencadeantes dos dois tipos de cefaléia. CONCLUSÕES: A fisiologia do choro não é bem documentada ou compreendida. O ato de chorar parece ser um importante fator desencadeante de cefaléias primárias e deveria ser estudado em maior detalhe. Os autores gostariam de comentários neste tema e gostariam também de trabalhar em colaboração com outros grupos interessados no tema.

Keywords : Cefaléia; Enxaqueca; Tipo; Tensional; Choro.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English