SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.122 issue4Radiofrequency fistulotomy: a better alternative for treating low anal fistulaInsulin autoimmune syndrome: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

FARIA, Eliana Cotta de; GEBRIN, Adriana Celeste; NADRUZ JUNIOR, Wilson  and  CASTILHO, Lucia Nassi. Atividade da proteína de transferência de fosfolípides em dois pacientes com colestase hepática. Sao Paulo Med. J. [online]. 2004, vol.122, n.4, pp. 175-177. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802004000400009.

CONTEXTO: A proteína de transferência de fosfolípides é responsável pela transferência de fosfolípides de lipoproteínas ricas em triglicérides, as lipoproteínas de muito baixa densidade e também para lipoproteínas de baixa densidade para as lipoproteínas de alta densidade, processo este também bastante eficiente entre partículas de lipoproteínas de alta densidade. Esta proteína promove a transferência líquida de fosfolípides gerando partículas pequenas, pobres em apolipoproteínas AI, subfrações estas que são excelentes aceptoras de efluxo celular de colesterol. CASE REPORT: A atividade da proteína de transferência de fosfolípides foi avaliada em dois pacientes com colestase hepática assumindo-se que alterações na sua atividade possam ocorrer em plasma de pacientes que apresentam lipoproteína X. Ambos pacientes apresentavam grave hipercolesterolemia, altos níveis de colesterol nas lipoproteínas de baixa densidade e fosfolípides e, em um deles, baixos níveis de colesterol em lipoproteínas de alta densidade. A atividade da proteína de transferência de fosfolípides detectada em ambos encontrava-se no limite inferior. Não são de nosso conhecimento resultados semelhantes na literatura. Nossa hipótese seria a de que a atividade da proteína de transferência de fosfolípides estaria reduzida na colestase hepática devido a alterações na composição química das lipoproteínas de alta densidade, como por exemplo, aumento de fosfolípides da partícula. A lipoproteína X, rica em fosfolípides, também poderia competir com a lipoproteína de alta densidade como substrato para a ação da proteína de transferência de fosfolípides.

Keywords : Lipoproteína X; Fosfolipídeos; Apolipoproteína A-I; Hipercolesterolemia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English