SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.124 número1Suspeita clínica e abordagem do carcinoma de paratireóide índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Sao Paulo Medical Journal

versão impressa ISSN 1516-3180

Resumo

CALLERA, Fernando et al. Prevalência do subtipo FAB M1 em adultos com leucemia mielóide aguda de novo em São José dos Campos, São Paulo. Sao Paulo Med. J. [online]. 2006, vol.124, n.1, pp. 45-47. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802006000100010.

CONTEXTO E OBJETIVO: Variações geográficas têm sido demonstradas na leucemia mielóide aguda (LMA). No Brasil poucos estudos têm sido publicados nesta área. O objetivo foi demonstrar a alta prevalência do subtipo FAB M1 em adultos com LMA de novo em São José dos Campos, São Paulo. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Análise retrospectiva, no Hospital Pio XII de São José dos Campos, instituição pública e não ligada a universidade. MÉTODOS: Registros de 39 pacientes consecutivos com LMA de novo foram analisados de janeiro de 2002 até setembro de 2004. Lâminas de sangue periférico e da medula óssea sem identificação prévia foram analisadas por cinco hematologistas e classificadas de acordo com os critérios FAB. Taxas de remissão, de recaída, de mortalidade, de mortalidade de acordo com o período de tratamento, de sobrevivência e de sobrevivência livre de leucemia foram calculadas. RESULTADOS: A prevalência de cada categoria determinada por consenso entre os observadores foi M0: 0, M1: 43,6%, M2: 30,7%, M3: 12,8%, M4: -5,1%, M5: 2,6%, M6: 2,6% and M7: 2,6%. As taxas de remissão e de recaída foram de 82% e 41% respectivamente. A taxa de mortalidade foi de 69% (indução da remissão 7/39, 17.9%, pós-indução 10/32, 31,2% e de recaída 10/16, 62,5%). A taxa de sobrevivência foi de 30% e a taxa de sobrevivência livre de leucemia foi de 33%. CONCLUSÕES: O estudo demonstrou alta prevalência do subtipo FAB M1 em adultos com LMA de novo em São José dos Campos. Nossos resultados sugerem a ocorrência de diferentes prevalências de subtipos FAB nas regiões do Brasil.

Palavras-chave : Leucemia mielocítica aguda; Leucemia; Prevalência; Câncer; Diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês