SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.124 issue3Protein expression of c-erbB-2 and p53 in normal ducts, ductal carcinoma in situ and invasive carcinoma of the same breastModified radical mastectomy sparing one or both pectoral muscles in the treatment of breast cancer: intra and postoperative complications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

DIAS, Olívia Meira  and  TURATO, Egberto Ribeiro. Visão de fumantes sobre seu hábito e sobre as causas de sua doença após o diagnóstico de câncer de pulmão: um estudo clínico qualitativo. Sao Paulo Med. J. [online]. 2006, vol.124, n.3, pp. 125-129. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802006000300003.

CONTEXTO E OBJETIVO: O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando aumento de 2% ao ano em sua incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados, está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, é o câncer que mais faz vítimas fatais. É crucial aos médicos conhecer as representações psicológicas desses pacientes para preconizar tratamentos e educá-los. O objetivo deste trabalho é interpretar significados que fumantes com câncer de pulmão atribuem a possíveis causas da doença, bem como compreender percepções relacionadas ao uso do cigarro. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Desenho clínico-qualitativo (exploratório, não-experimental) realizado no Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. MÉTODOS: Amostra propositalmente pequena de pacientes internados com câncer; grupo fechado com 11 sujeitos quando ocorrida a saturação de informações das entrevistas. Entrevista semidirigida de questões abertas (entrevista em profundidade na observação acurada dos entrevistados) contendo poucos tópicos foi aplicada em ambiente confidencial, usando gravador de fita cassete. Após categorização do conjunto das falas, usando análise qualitativa de conteúdo, a discussão dos resultados empregou conceitos teóricos interdisciplinares, especialmente da psicologia médica. RESULTADOS: Entrevistamos seis homens e cinco mulheres, com idades variando entre 46 e 68 anos; sujeitos apresentando condições clínicas diversas. CONCLUSÃO: A compreensão psicológica desses pacientes exige uma abordagem mais ampla, considerando que o consumo de cigarros envolve motivações conscientes e inconscientes, fatores socioculturais e educacionais, glamourosa propaganda do tabaco e problemas de dependência físico-psíquica. Também evitaria o surgimento de figuras percebidas pelos pacientes como "inquisidores" dentre a equipe de saúde. Estas novas condições levariam à maior adesão ao tratamento e melhor qualidade de vida.

Keywords : Neoplasias pulmonares; Adaptação psicológica; Pesquisa qualitativa; Tabagismo; Tabaco.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English