SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.124 issue5Unusual occipital condyles of the skull: an osteological study with clinical implicationsDescending mediastinitis: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

OLIVEIRA, Fátima Palha de  and  PEDROSA, Roberto Coury. Resposta ventilatória durante o exercício na cardiopatia chagásica crônica. Sao Paulo Med. J. [online]. 2006, vol.124, n.5, pp. 280-284. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802006000500010.

CONTEXTO E OBJETIVO: Mudança na inclinação da curva VE/VCO2 ao longo do tempo durante exercício tem sido recomendada como parâmetro de análise da resposta ventilatória durante o exercício entre pacientes com insuficiência respiratória de diferentes etiologias. O objetivo deste estudo foi avaliar a resposta ventilatória de pacientes com cardiopatia chagásica crônica. MÉTODOS: Total de 48 pacientes, divididos em quatro grupos de acordo com a Classificação Clinica e Hemodinâmica de Los Andes, compôs a amostra deste estudo. Na análise, os pacientes foram classificados também pelo consumo de oxigênio obtido em teste de esforço. Os resultados dos pacientes foram comparados com os resultados do grupo de controle, formado por 21 homens saudáveis, sem diagnóstico de doença de Chagas. O teste de esforço foi realizado em bicicleta ergométrica com o incremento de 12.5 W/min, sendo a duração do exercício sintoma-limitado. A concentração de gases e o fluxo ventilatório foram medidos em tempo real e registrados ciclo a ciclo. Foram adotados os parâmetros inclinação da curva de VE/VCO2 e razão entre VE/VCO2 (computada em diferentes momentos do teste). RESULTADOS: Apesar de não haver diferenças significativas para VE/VCO2 slope e para a razão VE/VCO2 quando os pacientes foram grupados pela Classificação Clínica/Hemodinâmica de Los Andes, esses parâmetros variaram significativamente quando a capacidade funcional, VO2peak, foi considerada. CONCLUSÕES: Nossos resultados indicam que uma menor capacidade ventilatória durante o exercício foi mais evidente nos pacientes com cardiopatia chagásica crônica quando a capacidade funcional estava reduzida.

Keywords : Doença de Chagas; Consumo de oxigênio; Ventilação; Dióxido de carbono; Teste de esforço.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English