SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.125 issue1Efficacy of National Nosocomial Infection Surveillance score, acute-phase proteins, and interleukin-6 for predicting postoperative infections following major gastrointestinal surgeryPredictors of quality-of-life improvement following pulmonary resection due to lung cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

ZUBEN, Marcus Vinicius Von et al. Impacto de uma intervenção comunitária na melhoria da cobertura de um programa de rastreamento para câncer do colo do útero na região amazônica brasileira. Sao Paulo Med. J. [online]. 2007, vol.125, n.1, pp. 42-45. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802007000100008.

CONTEXTO E OBJETIVO: Na Região Norte do Brasil, o câncer do colo do útero é a mais importante causa de morte, por câncer, entre as mulheres. É muito provável, entretanto, que os dados oficiais referentes à incidência e à mortalidade estejam grosseiramente subestimados. O objetivo foi estimar as repercussões que a melhora dos programas de rastreamento possam exercer sobre a incidência de lesões pré-invasoras e invasoras do colo do útero em uma municipalidade da região Amazônica brasileira. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Este estudo "quasi-experimental" avaliou dimensões processuais relevantes para os objetivos do programa de rastreamento. Foi incluída uma amostra de 2.226 mulheres, atendidas em unidades básicas de saúde de Cruzeiro do Sul, uma pequena cidade da Amazônia Brasileira, entre abril de 2003 e julho de 2004. MÉTODOS: As mulheres foram recrutadas através de anúncio pelo rádio e por comunicação oral desempe-nhada pelos próprios pesquisadores. Após assinarem o Termo de Consentimento Informado, responderam a um questionário estruturado e foram submetidas a exame pélvico, o que incluiu coleta e colpocitologia oncológica (CO) e inspeção da cérvice após aplicação de ácido acético diluído. Mulheres com CO positiva ou exame ginecológico anormal foram encaminhadas para colposcopia e eventual biópsia, excisão diatérmica da zona de transformação ou conização. RESULTADOS: Os resultados obtidos foram comparados a dados históricos oficiais referentes à cidade de Cruzeiro do Sul, recuperados do banco de dados do Ministério da Saúde do Brasil. Em comparação aos dados históricos, a intervenção resultou em um aumento de 40% na freqüência de CO positiva, e a detecção de câncer foi nove vezes superior àquela dos dados oficiais. CONCLUSÕES: A detecção de lesões cervicais pré-invasoras e invasoras no grupo que sofreu intervenção foi marcadamente superior à das mulheres atendidas pelo programa oficial de rastreamento.

Keywords : Colo uterino; Câncer; Diagnóstico; Assistência ambulatorial; Esfregaço vaginal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English