SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.125 issue2Proliferating cell nuclear antigen (PCNA), p53 and MDM2 expression in Hodgkin’s disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

SOUZA, Ricardo Pires de et al. Valor da tomografia computadorizada na avaliação da subglote no carcinoma espinocelular de laringe e hipofaringe. Sao Paulo Med. J. [online]. 2007, vol.125, n.2, pp. 73-76. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802007000200002.

CONTEXTO E OBJETIVO: O envolvimento subglótico, em casos de carcinoma espinocelular, é fator determinante na contra-indicação da cirurgia parcial conservadora. A subglote pode ser facilmente identificada no cortes axiais da tomografia computadorizada. O presente estudo tem por objetivos avaliar a ocorrência de resultados falsos negativos, falsos positivos e a eficácia global do estadiamento por tomografia computadorizada na detecção do envolvimento do compartimento subglótico da laringe, em casos de carcinoma espinocelular de laringe e hipofaringe. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Retrospectivo não randomizado, realizado no Hospital Heliópolis, São Paulo, Brasil. MÉTODOS: Os exames de tomografia computadorizada foram realizados em equipamentos de terceira geração, com cortes com espessura de 5 mm. Todos os pacientes foram posteriormente submetidos a cirurgia com comprovação anatomopatológica, sendo este o padrão ouro. RESULTADOS: Dentre os 60 pacientes, o envolvimento subglótico ocorreu em 14, conforme observado no achado cirúrgico e ou anatomopatológico. A avaliação pela tomografia computadorizada resultou em três casos falsos positivos. Não ocorreram resultados falsos negativos. A tomografia computadorizada apresentou 100,0% de sensibilidade, 100,0% de valor preditivo negativo e 95,0% de eficácia global. A especificidade foi de 93,5% e o valor preditivo positivo de 82,4%. CONCLUSÕES: Consideramos que a TC pode ser um poderoso instrumento auxiliar no estadiamento do câncer de laringe e de hipofaringe, devendo-se ter precaução com lesões vegetantes que se projetam para a subglote sem seu verdadeiro envolvimento.

Keywords : Câncer; Pescoço; Radiologia; Laringe; Hipofaringe.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English