SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.127 número2Malformações Müllerianas: revisão da abordagem atualEnsino médico em um hospital privado: perspectiva dos pacientes e acompanhantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Sao Paulo Medical Journal

versão impressa ISSN 1516-3180

Resumo

BARBOSA, Fabiano Timbó et al. Transportadores artificiais de oxigênio como possível alternativa às células vermelhas na prática clínica. Sao Paulo Med. J. [online]. 2009, vol.127, n.2, pp. 97-100. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802009000200008.

Os fluidos de ressuscitação são utilizados para abolir os distúrbios microcirculatórios e restaurar a adequada oxigenação tissular. Os limites de segurança na prática da transfusão restrita são dados pela tolerância individual do paciente na anemia normovolêmica aguda. Os transportadores artificiais de oxigênio baseados no perfluorocarbono e na hemoglobina são opções atrativas para a transfusão alogênica de células vermelhas. Os riscos da transfusão sanguínea alogênica são muitos e incluem a transmissão de infecções, retardo na cicatrização pós-operatória, reações transfusionais, imunomodulação e risco de recorrência do câncer. Independentemente de os carreadores artificiais de oxigênio estarem disponíveis para o uso clínico rotineiro, mais estudos são necessários para mostrar a segurança e a eficácia dessas substâncias na prática clínica.

Palavras-chave : Hemoglobinas; Anemia; Sangue; Transfusão de sangue; Substitutos sanguíneos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês