SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.127 issue4Quality of life, depression and anxiety among pregnant women with previous adverse pregnancy outcomesCross-sectional study on the weight and length of infants in the interior of the State of São Paulo, Brazil: associations with sociodemographic variables and breastfeeding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

ALMEIDA, Raul Frankllim de Carvalho et al. Abordagem da artroplastia total do joelho no Brasil: estudo transversal. Sao Paulo Med. J. [online]. 2009, vol.127, n.4, pp. 190-197. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802009000400003.

CONTEXTO E OBJETIVO: A artroplastia total do joelho (ATJ) evoluiu sobremaneira desde os anos 70, com melhora dos implantes e do instrumental cirúrgico, tornando-se uma intervenção efetiva para o tratamento da artrose do joelho. Muitos estudos apresentam resultados clínicos e radiológicos satisfatórios superiores a 90% no acompanhamento acima de 10 anos. Apesar das evidências científicas sobre sua eficácia da ATJ, a sua abordagem apresenta controvérsias em alguns aspectos. O objetivo do estudo foi avaliar como o ortopedista brasileiro aborda a ATJ e os principais aspectos técnicos na realização deste procedimento. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal, realizado durante o 39º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia em São Paulo, Brasil, em novembro de 2007. MÉTODOS: Aplicamos um questionário aos ortopedistas inscritos no congresso. A distribuição foi aleatória com adesão voluntária. Foram incluídos 858 questionários para análise. RESULTADOS: A maioria dos Ortopedistas Brasileiros são membros da SBOT e atua na região sudeste. Usam o implante importado, cimentado, por via de acesso anterior centrada na patela, com substituição da superfície articular da patela e preservação do ligamento cruzado posterior e não tem experiência com a artroplastia total bilateral simultânea. No pós-operatório utilizam antibióticos e dreno de sucção por 48 horas. Não houve consenso quanto à profilaxia para tromboembolismo venoso e frequência das principais complicações. CONCLUSÃO: A maioria dos ortopedistas brasileiros trabalha na região sudeste e concorda quanto aos principais aspectos da abordagem da ATJ.

Keywords : Joelho; Articulação do joelho; Artroplastia; Prótese do joelho; Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English