SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.127 número4Associação entre osteoporose e artrite reumatóide em mulheres: estudo transversalO papel do aquecimento perioperatório em cirurgia: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sao Paulo Medical Journal

versão impressa ISSN 1516-3180versão On-line ISSN 1806-9460

Resumo

MACEDO, Liana Gonçalves de  e  LOPES, Edmundo Pessoa de Almeida. Síndrome hepatopulmonar: atualização. Sao Paulo Med. J. [online]. 2009, vol.127, n.4, pp.223-230. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802009000400008.

A síndrome hepatopulmonar (SHP) é considerada uma tríade clínica composta de doença hepática, dilatações vasculares intrapulmonares (IPVD) e alterações de gases arteriais. Há descrição de sua ocorrência em até 32% dos cirróticos candidatos ao transplante de fígado, acometendo também não cirróticos com hipertensão portal. Sua etiopatogenia não está bem definida, mas se especula que a associação de fatores como o desequilíbrio na resposta dos receptores vasculares de endotelina, o remodelamento microvascular pulmonar e a predisposição genética propiciem as IPVD. O diagnóstico baseia-se em métodos de imagem que identifiquem essas dilatações, como a ecocardiografia com contraste ou a cintilografia de perfusão com 99mTc, além da análise de gases arteriais, para identificar elevação da diferença alvéolo-arterial de O2 ou hipoxemia. Não existe tratamento medicamentoso eficaz e sua resolução completa ocorre apenas com o transplante de fígado. A importância do diagnóstico da SHP está em priorizar os candidatos ao transplante, uma vez que sua presença está associada ao pior prognóstico. O objetivo deste artigo é fazer revisão das teorias de etiopatogenia da SHP, dos seus critérios diagnósticos atuais, além de realizar análise crítica sobre a prioridade dos pacientes com a síndrome na lista de espera pelo transplante de fígado. Buscaram-se na base de dados Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) via PubMed, Cochrane Library e Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), os artigos publicados no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2007, envolvendo adultos, escritos nos idiomas inglês ou português, que apresentassem o termo síndrome hepatopulmonar. Os estudos de maior relevância foram incluídos, além de livros-texto e artigos citados nas referências obtidas na revisão.

Palavras-chave : Síndrome hepatopulmonar; Transplante de fígado; Cirrose hepática; Hipertensão portal; Ecocardiografia; Cirrose hepática experimental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons