SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.127 número4Associação entre osteoporose e artrite reumatóide em mulheres: estudo transversalO papel do aquecimento perioperatório em cirurgia: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Sao Paulo Medical Journal

versão impressa ISSN 1516-3180

Resumo

MACEDO, Liana Gonçalves de  e  LOPES, Edmundo Pessoa de Almeida. Síndrome hepatopulmonar: atualização. Sao Paulo Med. J. [online]. 2009, vol.127, n.4, pp. 223-230. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802009000400008.

A síndrome hepatopulmonar (SHP) é considerada uma tríade clínica composta de doença hepática, dilatações vasculares intrapulmonares (IPVD) e alterações de gases arteriais. Há descrição de sua ocorrência em até 32% dos cirróticos candidatos ao transplante de fígado, acometendo também não cirróticos com hipertensão portal. Sua etiopatogenia não está bem definida, mas se especula que a associação de fatores como o desequilíbrio na resposta dos receptores vasculares de endotelina, o remodelamento microvascular pulmonar e a predisposição genética propiciem as IPVD. O diagnóstico baseia-se em métodos de imagem que identifiquem essas dilatações, como a ecocardiografia com contraste ou a cintilografia de perfusão com 99mTc, além da análise de gases arteriais, para identificar elevação da diferença alvéolo-arterial de O2 ou hipoxemia. Não existe tratamento medicamentoso eficaz e sua resolução completa ocorre apenas com o transplante de fígado. A importância do diagnóstico da SHP está em priorizar os candidatos ao transplante, uma vez que sua presença está associada ao pior prognóstico. O objetivo deste artigo é fazer revisão das teorias de etiopatogenia da SHP, dos seus critérios diagnósticos atuais, além de realizar análise crítica sobre a prioridade dos pacientes com a síndrome na lista de espera pelo transplante de fígado. Buscaram-se na base de dados Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) via PubMed, Cochrane Library e Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), os artigos publicados no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2007, envolvendo adultos, escritos nos idiomas inglês ou português, que apresentassem o termo síndrome hepatopulmonar. Os estudos de maior relevância foram incluídos, além de livros-texto e artigos citados nas referências obtidas na revisão.

Palavras-chave : Síndrome hepatopulmonar; Transplante de fígado; Cirrose hepática; Hipertensão portal; Ecocardiografia; Cirrose hepática experimental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês