SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.128 issue5Causes of discontinuity of blood donation among donors in Shiraz, Iran: cross-sectional studyNarrative competence among hearing-impaired and normal-hearing children: analytical cross-sectional study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

PAIVA, Giselle Souza de; LIMA, Ana Cláudia Vasconcelos Martins de Souza; LIMA, Marilia de Carvalho  and  EICKMANN, Sophie Helena. O efeito da pobreza no escore de triagem do desenvolvimento de lactentes. Sao Paulo Med. J. [online]. 2010, vol.128, n.5, pp. 276-283. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802010000500007.

CONTEXTO E OBJETIVO: O desenvolvimento infantil é influenciado negativamente por múltiplos fatores de risco associados à pobreza, tornando relevante a identificação de grupos mais vulneráveis numa população aparentemente homogênea quanto à sua condição de privação socioeconômica. O objetivo deste estudo foi identificar diferentes níveis de pobreza em uma população de baixa condição socioeconômica e verificar sua influência no desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes. DESENHO E LOCAL DO ESTUDO: Estudo transversal realizado em quatro Unidades de Saúde da Família do Distrito Sanitário IV da cidade do Recife, Brasil. MÉTODOS: Amostra constou de 136 crianças entre 9 e 12 meses de vida, representando 86% dos lactentes cadastrados nesta faixa etária nas unidades estudadas. A condição socioeconômica foi avaliada segundo um índice de medição específico e o desenvolvimento através do teste de triagem da Bayley III. RESULTADOS: Cerca de 20% das famílias encontravam-se no quartil inferior do índice do nível socioeconômico, e apresentaram frequência mais elevada de crianças com suspeita de atraso na comunicação receptiva. O desemprego materno e paterno influenciou negativamente a comunicação receptiva e cognição, respectivamente. Não possuir telefone celular, refletindo o baixo nível socioeconômico, esteve associado a um pior desempenho cognitivo e da motricidade grossa. As crianças do sexo masculino apresentaram maior frequência de suspeita de atraso na comunicação receptiva. CONCLUSÕES: Lactentes com condições socioeconômicas mais precárias apresentam mais frequentemente suspeita de atraso no desenvolvimento. A vigilância ao desenvolvimento e programas de intervenção deve ser enfatizada para este subgrupo, proporcionando-lhes maior chance de se tornarem cidadãos produtivos no futuro.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Fatores socioeconômicos; Pobreza; Atenção primária à saúde; Lactente.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English