SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.128 issue6Positivity of HIV, hepatitis B and hepatitis C in patients enrolled in a confidential self-exclusion system of blood donation: a cross-sectional analytical studyA computed tomography scoring system to assess pulmonary disease among premature infants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

SILVA, Camila Atallah Pontes da et al. Avaliação da suplementação pré-natal de cálcio e ácido fólico na gravidez em São Paulo. Sao Paulo Med. J. [online]. 2010, vol.128, n.6, pp. 324-327. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802010000600003.

CONTEXTO E OBJETIVO: Pré-eclâmpsia e defeitos no tubo neural podem ser prevenidas na gravidez. Atualmente há evidência de nível I de que a suplementação de cálcio durante a gestação pode prevenir pré-eclâmpsia, e que o uso de ácido fólico pode prevenir defeitos no tubo neural. O objetivo foi avaliar a proporção de pacientes em acompanhamento de pré-natal que recebem prescrição de suplementação de cálcio e/ou ácido fólico, bem como a proporção das pacientes prescritas que aderem ao uso das duas substâncias. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal em dois hospitais da grande São Paulo (Faculdade de Medicina da Fundação ABC, Santo André, e Hospital Municipal Maternidade Escola "Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva", Vila Nova Cachoeirinha). MÉTODOS: Foram incluídas primigestas precoces e tardias e gestantes hipertensas crônicas, e/ou com diabetes mellitus e nefropatas com a primeira consulta de pré-natal já realizada. RESULTADOS: Das 250 gestantes entrevistadas, 10,4% receberam prescrição de suplementação de cálcio, sendo que 80,76% responderam fazer uso de cálcio na forma de comprimidos. Em relação ao ácido fólico, 48% responderam ter recebido prescrição de suplementos contendo a substância, sendo que 64.16% começaram o uso dentro do período periconcepcional. CONCLUSÕES: A suplementação de cálcio e o uso periconcepcional de ácido fólico parecem não ser prescritos de forma rotineira pelos médicos, o que deve motivar a adoção de programas educacionais para obstetras sobre a utilização de intervenções baseadas na melhor evidência disponível.

Keywords : Cálcio; Ácido fólico; Defeitos do tubo neural; Pré-eclâmpsia; Suplementos dietéticos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English