SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.129 issue4Bronchial provocation tests in clinical practiceAnti-Toxoplasma gondii antibodies in pregnant women and their newborn infants in the region of São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

IARED, Wagner et al. Avaliação comparativa entre a mamografia digital e mamografia em filme: revisão sistemática e metanálise. Sao Paulo Med. J. [online]. 2011, vol.129, n.4, pp. 250-260. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802011000400009.

CONTEXTO E OBJETIVO: A mamografia é o melhor método para rastreamento do câncer de mama, capaz de reduzir a mortalidade. Os estudos que avaliam seu impacto clínico foram realizados com mamografia em filme. A mamografia digital é proposta para substituir a mamografia em filme com benefícios inerentes à tecnologia digital. O objetivo do estudo foi comparar o desempenho da mamografia digital com a mamografia em filme. TIPO DE ESTUDO: Revisão sistemática e metanálise. MÉTODO: Foram pesquisadas as bases Medline, Scopus, Embase e Lilacs, buscando-se por estudos pareados, coortes e ensaios clínicos randomizados comparando a mamografia digital e a mamografia em filme, quanto à taxa de detecção de câncer, de reconvocação e características dos tumores, publicados até 2009. As referências dos estudos incluídos foram verificadas em busca de citações relevantes. RESULTADOS: Foi incluído um total de 11 estudos, somando 190.322 mamografias digitais e 638.348 em filme. A taxa de detecção do câncer pela mamografia digital foi significantemente maior (risco relativo, RR: 1,17 [95% intervalo de confiança, IC = 1,06-1,29 I² = 19%]) do que pela mamografia em filme. A vantagem da mamografia digital parece maior em pacientes entre 50 e 60 anos. Não houve diferenças significantes nas taxas de reconvocação de pacientes e nas características dos tumores encontrados. CONCLUSÃO: A mamografia digital apresenta taxa de detecção de câncer pouco maior que a mamografia em filme. Não há diferenças significantes nas taxas de reconvocação entre a mamografia digital e a em filme. As características dos tumores são semelhantes em pacientes em ambos os métodos.

Keywords : Mamografia; Neoplasias da mama; Programas de rastreamento; Revisão [tipo de publicação]; Metanálise [tipo de publicação].

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English