SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.129 issue5Efficacy of a specific model for cognitive-behavioral therapy among panic disorder patients with agoraphobia: a randomized clinical trialTesticular adrenal rest tumor in infertile man with congenital adrenal hyperplasia: case report and literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

SILVA, Ricardo Carvalho Lopes; RIERA, Rachel  and  SACONATO, Humberto. Lumiracoxibe para dor dental aguda e pós-operatória: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados. Sao Paulo Med. J. [online]. 2011, vol.129, n.5, pp. 335-345. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802011000500009.

CONTEXTO E OBJETIVO: O lumiracoxibe é um anti-inflamatório que tem sido utilizado no tratamento de dor dental aguda, principalmente no cenário pós-cirúrgico, no qual níveis mais elevados de dor e desconforto são sentidos durante as primeiras 24 horas. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia e a segurança do lumiracoxibe no tratamento da dor dental aguda e pós-operatória. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Revisão sistemática desenvolvida no Centro Cochrane do Brasil, Universidade Federal de São Paulo. MÉTODOS: Foi realizada busca eletrônica nas bases de dados PubMed, Cochrane Library, Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Embase. Também foi realizada busca manual. Apenas ensaios clínicos randomizados foram incluídos e foram selecionados e avaliados por dois pesquisadores quanto ao risco de viés. RESULTADOS: Foram incluídos três ensaios clínicos com 921 participantes. O lumiracoxibe 400 mg mostrou menor tempo de início de analgesia que o lumiracoxibe 100 mg, celecoxibe 200 mg e ibuprofeno de 400 mg. Não houve diferença entre lumiracoxibe 400 mg e rofecoxibe 50 mg. Em dois estudos o tempo médio de início de analgesia para o placebo não foi estimado, pois o número de participantes que a alcançou foi pequeno. CONCLUSÃO: Há evidências, com moderado risco de viés, que recomendam o uso de lumiracoxibe para a dor dental aguda e pós-operatória. No entanto, os efeitos adversos não são completamente conhecidos. Considerando que o lumiracoxibe está disponível em apenas três países, provavelmente a realização de pesquisas futuras será rara e desestimulada.

Keywords : Antiinflamatórios; Analgesia; Inibidores de ciclooxigenase 2; Dor; Revisão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English