SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.130 issue1Type 1 diabetes in a patient with Ellis-van Creveld syndromeStridor and respiratory failure due to tracheobronchomalacia: case report and review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

ALVARENGA, César Augusto et al. Paraganglioma da vesícula seminal e carcinoma de células renais cromófobo: um relato de caso e revisão da literatura. Sao Paulo Med. J. [online]. 2012, vol.130, n.1, pp. 57-60. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802012000100010.

CONTEXTO: Paragangliomas extra-adrenais são tumores raros que têm sido relatados em muitas localizações, incluindo rim, uretra, bexiga, próstata, cordão espermático, vesícula biliar, útero e vagina. RELATO DE CASO: Este relato descreve, pela primeira vez em nosso conhecimento, um paraganglioma primário da vesícula seminal ocorrendo em um paciente do sexo masculino de 61 anos de idade. O paciente apresentou hipertensão arterial persistente e um diagnóstico prévio de carcinoma de células renais cromófobo (CCRC). Foi pensado que o tumor de vesícula seminal poderia ser uma metástase do CCRC. A caracterização imunoistoquímica revelou expressão de sinaptofisina e cromogranina nos ninhos de células tumorais e expressão de proteína S100 nas células sustentaculares. Expressão de succinato de-hidrogenase A e B relacionada (SDHA e SDHB) estiveram presentes em ambos os tumores CONCLUSÕES: Nenhuma alteração genética dos genes VHL e SDHB foi detectada nos tecidos tumorais e adjacentes ao tumor, o que nos levou a afastar uma síndrome hereditária que poderia explicar a associação entre o paraganglioma e o CCRC em um paciente com hipertensão arterial.

Keywords : Paraganglioma; Carcinoma de células renais; Glândulas seminais; Neoplasias renais; Mutação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English