SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.130 issue2Correlation between balance and the level of functional independence among elderly peopleUse of epidemiological data as the basis for developing a medical curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

BATISTA, Fernanda Sotello et al. Relação entre força muscular de membros inferiores e fragilidade em idosos. Sao Paulo Med. J. [online]. 2012, vol.130, n.2, pp. 102-108. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802012000200006.

CONTEXTO E OBJETIVO: A sarcopenia é o principal fator envolvido no desenvolvimento da síndrome de fragilidade. O objetivo foi investigar a relação entre força muscular de membros inferiores e as variáveis sexo, idade e critérios de fragilidade; comparar a força muscular de membros inferiores com cada critério de fragilidade e verificar seu poder de estimativa do risco para fragilidade em idosos ambulatoriais. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal no Ambulatório de Geriatria de um hospital universitário de Campinas. MÉTODO: Foi avaliada uma amostra de conveniência não-probabilística de 150 idosos de ambos os sexos em acompanhamento ambulatorial, com coleta de dados sócio-demográficos (sexo e idade) e de saúde física (critérios de fragilidade e teste de levantar e sentar da cadeira cinco vezes consecutivamente). Foram realizadas análises descritivas, de comparação e de regressão logística multivariada. RESULTADOS: A maioria dos idosos (77,3%) apresentou idade igual ou superior a 70 anos, com predomínio do sexo feminino (64,0%) e baixo escore no teste de levantar e sentar da cadeira cinco vezes consecutivas (81,4% escore 0 ou 1), 55,3% dos idosos apresentaram três ou mais critérios de fragilidade. Verificou-se associação significativa entre a força muscular de membros inferiores e as variáveis idade e número de critérios de fragilidade. CONCLUSÕES: Menores níveis de força muscular de membros inferiores estão associados a idade avançada e maior presença de sinais de fragilidade. Além disso, a força muscular de membros inferiores também está associada com os critérios redução da velocidade de marcha e da força de preensão palmar.

Keywords : Idoso; Força muscular; Assistência ambulatorial; Idoso fragilizado; Exercício.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English