SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.130 issue4Prevalence of overweight preschool children in public day care centers: a cross-sectional studyCephalometric evaluation of the airway space and hyoid bone in children with normal and atypical deglutition: correlation study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

CIACCIA, Maria Célia Cunha et al. Aspectos epidemiológicos e sorológicos da hepatite A em crianças e adolescentes na cidade de Santos: estudo transversal. Sao Paulo Med. J. [online]. 2012, vol.130, n.4, pp. 230-235. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802012000400005.

CONTEXTO E OBJETIVO: A hepatite viral A continua sendo uma preocupação em nível de saúde pública no Brasil e no mundo, tanto pelo número de indivíduos atingidos, como pela possibilidade de complicação das formas agudas. O Ministério da Saúde estima que pelo menos 70% da população do Brasil já tiveram contato com o vírus da hepatite A. O objetivo foi conhecer a prevalência de marcadores sorológicos do vírus da hepatite A em crianças e adolescentes de creches e escolas de ensino infantil e fundamental na cidade de Santos. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal em pré-escolas e de ensino fundamental da rede municipal em diversas regiões da cidade de Santos. MÉTODO: Foi aplicado um questionário aos familiares dos estudantes e coletadas 4.680 amostras de sangue através de punção capilar para realização da sorologia pela técnica ELISA. RESULTADOS: A prevalência geral do anti-HVA IgG foi de 9,72% e, desses, 74,6% foram anti-HVA IgM reagentes. A prevalência de anti-HVA IgG foi maior entre as crianças mais velhas, meninas, aquelas que brincavam em córregos, sem rede de coleta de esgoto em sua moradia, de pais com baixa instrução, de baixa renda familiar e aquelas que não eram moradoras da orla. A prevalência de anti-HVA IgM teve pico nos primeiros anos e posterior queda e, no morro e Zona Noroeste, foi mais baixa. CONCLUSÃO: A prevalência geral dos marcadores sorológicos para hepatite A foi baixa em Santos.

Keywords : Prevalência; Hepatite A; Criança; Sorologia; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English